Duas pessoas morreram durante a passagem do furacão Ian pela Flórida, segundo informado pelo governador Ron DeSantis nesta quinta-feira (29). Ele disse que os condados de Lee e Charlotte, que abrigam mais de 900.000 pessoas, estão "basicamente incomunicáveis".
Equipes de resgate e moradores da costa do Golfo da Flórida procuram pessoas desaparecidas e recolherm os pedaços de casas destruídas, após o furacão Ian atingir a área com ventos, chuvas torrenciais, grandes ondas e cortes de energia.
Uma das tempestades mais poderosas a atingir o continente dos EUA nos últimos anos, Ian inundou comunidades antes de atravessar a península até a costa atlântica do país. As empresas de energia locais disseram que mais de 2,5 milhões de residências e empresas na Flórida continuam sem energia.
Nas primeiras horas da manhã, moradores e equipes de resgate em áreas duramente atingidas, como Venice, localizada no condado de Sarasota, a cerca de 120 km ao sul de Tampa, buscavam familiares e amigos enquanto árvores, detritos e linhas de energia cobriam estradas e a água parada lavou o solo.
Ian - que já enfraqueceu e se transformou em tempestade tropical - tocou terra na ilha de Cayo Costa na tarde de quarta-feira (28) como um furacão de categoria 4 com ventos máximos sustentados de 150 milhas por hora (241 km/h).
O furacão rapidamente transformou a costa sudoeste da Flórida, pontilhada de praias arenosas, cidades costeiras e parques de trailers, em uma zona de desastre ao varrer a água do mar para as casas à beira-mar.
"Os impactos desta tempestade são históricos e o dano que foi causado foi histórico", disse DeSantis durante uma entrevista coletiva. "Nós nunca vimos um evento de inundação como este. Nunca vimos tempestades desta magnitude."
O governador disse ainda que 28 helicópteros realizam resgates na água nesta quinta-feira.
Ele afirmou também que a ponte para a Ilha Sanibel, na costa do Golfo, foi severamente danificada e intransitável. Dois hospitais da área foram evacuados, com os pacientes transferidos para um terreno mais alto.