Você está em:

Republicanos falham ao definir presidente da Câmara

Grupo radical dentro do Partido Republicano está impedindo que Kevin McCarthy, que consideram moderado, assuma a presidência
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (4), mais uma vez não conseguiu eleger um presidente, algo inédito em 100 anos, devido a divisões entre os republicanos, que agora têm maioria na Casa.

O republicano Kevin McCarthy, favorito para substituir a democrata Nancy Pelosi, não foi capaz de acalmar a revolta de um grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que o consideram moderado demais e estão votando em outros candidatos.

O candidato precisa ter a maioria absoluta dos votos para ser eleito presidente. A quinta rodada de cotação começou por volta das 16h, logo após a finalização da quarta rodada. Se todos os 435 deputados votarem, o vencedor precisa ter 218 votos para ganhar.

Apesar do candidato democrata Hakeem Jeffries aparecer na frente nas votações, o partido não tem maioria na Câmara e a possibilidade dele conseguir os votos necessários é bastante remota.

Os republicanos, que obtiveram uma apertada maioria dos assentos da Câmara, pretendem usar essa vantagem para abrir uma série de investigações que têm como alvo o presidente americano, o democrata Joe Biden, entre elas sobre a forma como ele gerenciou a pandemia de Covid-19.
Mas, antes disso, eles precisam chegar a um acordo sobre quem irá presidir a Câmara dos Representantes, para que os legisladores possam prestar juramento. Sem isso, os novos deputados não podem assumir o cargo.

Após o fim da sessão, Trump criticou uma "agitação supérflua" dentro do Partido Republicano, pelo qual o magnata pretende disputar novamente as eleições presidenciais em 2024. Trump endossa McCarthy como presidente da Casa.

218 votos
A eleição do titular da Câmara baixa, conhecido como "speaker", terceira figura mais importante da política americana, requer uma maioria de 218 votos. Esse número pode ser menor caso algum deputado se abstenha de votar.

McCarthy não alcançou este número após três rodadas de votação na terça devido à oposição de cerca de 20 congressistas partidários de Trump.

Posts Relacionados

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado

Câmara dos deputados do México aprova reforma

Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

55 pessoas também ficaram feridas. Em post, Zelensky apelou a aliados para que o país seja autorizado a usar armas de longo alcance

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Presidente francês afirmou que plano de governo da esquerda seria 'censurado' na Assembleia e defendeu estabilidade institucional

O ritmo de vida mais lento será a resposta ao estresse ou apenas mais um estilo de vida inatingível?

O ritmo de vida mais lento será a resposta ao estresse ou apenas mais um estilo de vida inatingível?

Os EUA tentam pressionar as duas partes a aceitarem os termos da nova proposta de cessa-fogo apresentada na semana passada

Venezuela aprova lei para regular ONGs

Venezuela aprova lei para regular ONGs

A proposta passou, aprovada por unanimidade, exigirá que as ONGs informem se seus doadores são venezuelanos ou estrangeiros

Israel faz novos bombardeios em Gaza

Israel faz novos bombardeios em Gaza

O Exército israelense bombardeou a Faixa de Gaza as vésperas de uma nova rodada de negociações para uma trégua

pt_BRPortuguese