O termo renda fixa se refere a uma forma de investimento que possui uma taxa de retorno já estabelecida. Pierre Oberson, professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica ser uma forma de emprestar dinheiro para empresas, bancos ou para o governo sabendo quando e quanto irá receber.
Como funciona?
Veja algumas modalidades de renda fixa:
LCI (Letra de crédito imobiliário): é quando você empresta dinheiro ao banco e a instituição tem o compromisso de investir em créditos imobiliários.
LCA (Letra de crédito do agronegócio): é quando você empresta dinheiro ao banco e a instituição tem o compromisso de investir no setor agrícola.
CDBs (Certificado de Depósito Bancário): modalidade de empréstimo para os grandes e médios bancos.
Todos têm, em geral, a vantagem do seguro do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – nesse caso, caso o tomador do crédito quebre, o fundo devolve até R$250 mil por CPF ou CNPJ.
Debêntures: empréstimo para empresas. Quando uma empresa tem algum projeto e vente uma parte da sociedade para você, ela irá usar seu dinheiro para devolver no futuro.
Como esses investimos estão dentro da renda fixa, você terá como saber a data que irá receber e quanto seu investimento terá de rendimento com os juros.
Como investir?
É possível investir por meio de corretoras ou bancos para ter acesso a mais títulos. Pierre alerta que o investidor, quando for contratar os serviços, deve ficar atento as taxas de administração cobradas pela instituição, que podem ser altas.
Também é possível investir de forma independente – algumas instituições bancárias têm a modalidade de "guarde seu dinheiro", onde você pode escolher a quantia a ser guardada e acompanhar pelo aplicativo o rendimento.
Desvantagens da renda fixa
Restrição para a retirada de dinheiro, já que muitos só podem ser resgatados antes do vencimento com perdas para o investidor
Pagamento de imposto em algumas modalidades de investimento
Vantagens
Previsibilidade de retorno
Baixo risco
Seguro do Fundo Garantidor de Crédito em algumas classificações de investimento
Qual o perfil do investidor de renda fixa?
Investidor conservador, aquele que quer evitar alto riscos.
Uma opção para pessoas que tenham um valor reservado, mas não querem deixar parado.