Chá emagrece? Posso misturar ervas? Entenda riscos

Chá emagrece? Posso misturar ervas? Entenda riscos

  • Redação
  • 11 de fevereiro de 2022
  • Nenhum Comentário
  • 630
  • 3 minutos de leitura

O caso da enfermeira que morreu depois de uma hepatite fulminante causado por “cápsulas de chás” chamou a atenção para o risco dos suplementos naturais com promessas milagrosas – geralmente, de perda de peso.
O médico hepatologista Raymundo Paraná, professor titular da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, diz que quem prescreve essas substâncias não segue evidências científicas.
“A maior parte dessas toxicidades por ervas – e isso não é um problema incomum – veio junto com a internet, no início do século, mas se consolidou mesmo com as redes sociais. E existem prescritores de combos de ervas – o que é lamentável. É absolutamente desprezível essa atitude, porque é totalmente dissociada da evidência científica”, afirma.
“Cada um [que prescreve] tem as suas formulações, prescreve, diz o que quer. Além dos consultórios, existe a comercialização direta pela internet. É um desastre, porque as pessoas compram e se expõem”, lamenta.

Chá emagrece?
Não. Os especialistas ouvidos pela reportagem foram unânimes ao dizer que, sozinho, o chá – qualquer que seja a erva – não promove o emagrecimento.

Chá é termogênico? O que isso significa?
“Termogênicos são substâncias que vão aumentar a produção de calor e isso, como consequência, pode levar a um aumento da taxa metabólica basal e causar, como consequência, o emagrecimento. Só que isso é diferente do que os chás e os suplementos fazem”, explica a nutricionista Fernanda Imamura.
Isso porque, por mais que os chás e suplementos possam aumentar um pouco a taxa metabólica basal – que é quanto o corpo gasta de energia – esse aumento é irrelevante para levar ao emagrecimento, diz a nutricionista.

Existe diferença entre beber o chá e consumi-lo em cápsulas?
Sim. Beber o chá é sempre mais seguro.
“De uma forma geral, as cápsulas são sempre formas menos seguras de consumir esses produtos, por conta de você não saber quanto [do produto] tem ali, como esse extrato foi produzido”, explica a farmacêutica Laura Marise.

Qual a relação entre cápsulas de chá e danos ao fígado?
O fígado acaba sendo o principal atingido porque é responsável por filtrar grande parte do que consumimos.
“Na maioria das vezes, como ocorre nas toxicidades por alopáticos [medicamentos tradicionais, como os antibióticos], as lesões são leves. O paciente tem um mal-estar, na hora que ele suspende a medicação, tudo desaparece. Não mais do que 10% vão ter sintomas mais agressivos. E, muito raramente, a forma grave”, explica.

Related post

MULHER BRILHANTE CHEGA AO RIO DE JANEIRO PARA UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO E EMPODERAMENTO

MULHER BRILHANTE CHEGA AO RIO DE JANEIRO PARA UMA…

Nos dias 28 e 29 de março, o Mulher Brilhante 2025 desembarca no Rio de Janeiro, promovendo um evento imersivo e…
Desemprego é o menor da história em 14 estados em 2024, diz IBGE

Desemprego é o menor da história em 14 estados…

Brasil encerrou o ano passado com a menor taxa média de desocupação desde 2012
STF suspende julgamento sobre Anvisa poder proibir cigarros com sabor

STF suspende julgamento sobre Anvisa poder proibir cigarros com…

Ação questiona decisão de 2012 da Anvisa que proibiu cigarros com aditivos de aroma e sabor no país

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *