Zelensky acusa Rússia de ter usado bomba de fósforo branco
- Redação
- 13 de abril de 2022
- Nenhum Comentário
- 402
- 3 minutos de leitura
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou nesta terça-feira (13) a Rússia de ter usado uma bomba de fósforo branco contra civis em seu país.
Ainda segundo Zelensky, que fez a acusação durante discurso no parlamento da Estônia nesta manhã, tropas russas utilizam táticas terroristas contra civis ucranianos.
Moscou nega o uso de armas químicas na Ucrânia.
Como é a bomba de fósforo branco?
As bombas de fósforo branco são armas incendiárias. Isso significa que junto com seu poder explosivo destrutivo, elas podem espalhar fogo.
O que é o fósforo branco?
O fósforo branco é uma substância química semelhante à cera, muitas vezes amarelada ou incolor, que algumas pessoas dizem que cheira a alho.
Ele acende instantaneamente quando entra em contato com o oxigênio, e sua função primária no armamento é queimar, de forma rápida e brilhante. Ele é usado em munições incendiárias por militares de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, muitas vezes para iluminar alvos como parte de munições rastreadoras à noite, mas não como arma letal.
Como o fósforo branco afeta os humanos?
O fósforo branco pode causar queimaduras profundas, até os ossos e até mesmo através deles, e pode reacender após o tratamento inicial, quando tem novo contato com o oxigênio.
Essa arma é proibida?
A utilização do fósforo branco não é proibida internacionalmente pela ONU, somente nos formatos de bomba e munição.
Como explosivo ou munição, o fósforo branco começou a ser utilizado durante a Primeira Guerra Mundial, principalmente pelo Reino Unido e pelos EUA.
Posteriormente, em 1997, entrou em vigor a Convenção sobre Armas Químicas (CWC) da ONU, tornou proibido o uso de fósforo branco durante combates.