Haddad diz que governo trabalha em mais ações para garantir ‘déficit zero’

Haddad diz que governo trabalha em mais ações para garantir ‘déficit zero’

  • Redação
  • 6 de fevereiro de 2024
  • Nenhum Comentário
  • 316
  • 3 minutos de leitura

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (6) que a equipe econômica trabalha em novas medidas para atingir o déficit fiscal zero em 2024, que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – mas acrescentou que a “política precisa ajudar”.

Em 2023, as contas do governo apresentaram um déficit de R$ 230,5 bilhões, o segundo pior da série histórica do Tesouro Nacional, que tem início em 1997. O déficit expressivo foi motivado pela alta das despesas e, também, pela redução da arrecadação.

Para tentar reverter esse rombo, o governo aprovou, no último ano, uma série de medidas para aumentar a arrecadação, como:
tributação de fundos exclusivos e de “offshores”;
mudanças nos juros sobre capital próprio;
fim de benefícios à empresas;
retomada do voto de confiança do Carf (espécie de “tribunal recursal” da Receita Federal), entre outros.

Essas medidas, no entanto, talvez ainda não são suficientes para garantir o déficit zero. Ainda há mudanças desejadas pelo governo que precisam do aval do Congresso.

Entre elas, a medida provisória enviada no fim de dezembro que limita créditos tributários das empresas e o programa de estímulo ao setor de eventos no pós-pandemia. O texto também restabelece a tributação da folha de pagamentos de 17 setores intensivos em mão de obra, o que gerou reações negativas do empresariado e dos parlamentares.
“Todo esforço que estamos fazendo é para os três poderes se entenderem. Se isso continuar acontecendo, eu sou muito otimista com a economia brasileira. Mas a política precisa ajudar, precisa continuar aberta para se debruçar sobre os dados, reconhecer a legitimidade desses dados, pedir ajuda externa quando for o caso”, disse o ministro, em conferência do BTG Pactual.

O governo também tenta correr contra o tempo para aprovar, ainda em 2024, medidas que regulamentam a reforma tributária aprovada em 2023 e os primeiros passos de uma reforma sobre a tributação da renda.
Essas medidas não têm impacto direto sobre o Orçamento de 2024, já que as reformas só começam a vigorar nos anos seguintes. A aprovação desse tipo de projeto, no entanto, envia “sinais positivos” ao mercado e pode melhorar as expectativas – ajudando, por exemplo, a reduzir juros e atrair investimentos.

Related post

MULHER BRILHANTE CHEGA AO RIO DE JANEIRO PARA UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO E EMPODERAMENTO

MULHER BRILHANTE CHEGA AO RIO DE JANEIRO PARA UMA…

Nos dias 28 e 29 de março, o Mulher Brilhante 2025 desembarca no Rio de Janeiro, promovendo um evento imersivo e…
Desemprego é o menor da história em 14 estados em 2024, diz IBGE

Desemprego é o menor da história em 14 estados…

Brasil encerrou o ano passado com a menor taxa média de desocupação desde 2012
STF suspende julgamento sobre Anvisa poder proibir cigarros com sabor

STF suspende julgamento sobre Anvisa poder proibir cigarros com…

Ação questiona decisão de 2012 da Anvisa que proibiu cigarros com aditivos de aroma e sabor no país

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *